Fórum Mundial de Turismo da WTTC, em Florianópolis/SC


Em 2009 a cidade de Florianópolis recebe um dos maiores eventos de turismo do mundo, o 9º Fórum Mundial de Turismo promovido pela WTTC - World Travel & Turism Council. O estado de Santa Catarina reservou um pacote de divulgação presente em dois grandes veículos internacionais como o jornal NY Times e a BBC Inglesa. Além disso disponibilizou no evento, para os aproximados 800 inscritos, brindes como havaianas e iphones estilizados.
A presença do trade turístico internacional entre 14 e 18 de maio de 2009 é um grande momento para o turismo brasileiro e mundial.

O World Travel & Tourism Council é o fórum dos líderes mundiais do setor do Turismo, e reúne cerca de 100 presidentes e CEOs das principais organizações do trade. A última edição do evento aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, porém em 2009 o maior evento empresarial do turismo tem a sua nona edição no Brasil representando um gigantesco avanço para o turismo brasileiro. Só em divulgação o investimento é de cerca de US$ 3,5 milhões para veicular a realização do evento nas principais mídias internacionais. De alguma forma isto revela a ousadia do estado de Santa Catarina que concorreu com a cidade de Xangai, na China para sediar esta edição do evento.
Existem pesquisas q mostram que o Brasil é o oitavo país no mundo na realização de eventos internacionais, associado ao fator positivo das riquezas naturais, que é um grande diferencial na hora de escolher um país para abrigar um evento como este.
Nesta reunião anual do Conselho Mundial de Turismo e Viagem (encontro dos maiores executivos de turismo do mundo) o Brasil tem a oportunidade de mostrar seu potencial ao mundo e também aprender com a experiência de outros países, assim como desenvolver a cultura de que o turismo é um setor que contribui para a evolução cultural das pessoas ao mesmo tempo em que mobiliza a economia, gerando emprego e renda.
É importante considerar também que a realização de um evento dessa importância é uma “oportunidade única” de mostrar o potencial turístico do país sede aos maiores investidores mundiais do setor, além de evidenciar, em especial nesta edição, que o Brasil é uma das potências emergentes do turismo internacional e destino seguro para investimentos no setor.

A WTTC é uma entidade internacional formada por presidentes, executivos e líderes das 100 maiores empresas dos diversos ramos da indústria turística (hotéis, locadoras de veículos, companhias aéreas, seguradoras, etc), e esta será a primeira vez que se reunirá na América Latina. Realizado desde 2001, o fórum já esteve na Jordânia – Suíça – Portugal – Catar – Índia - Estados Unidos e nos Emirados Árabes, com o objetivo principal de promover a integração entre o setor público e privado e chamar a atenção para o papel do turismo como uma das maiores indústrias do mundo, considerando que hoje o setor emprega aproximadamente 231 milhões de pessoas e gera cerca de 10,4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.